ENEU, I Encontro Internacional de Estudos de Usos e Usuários da Informação

Tamanho da fonte: 
SERVIÇOS DE REFERENCIA NAS BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS: Proposta de abordagem metodológica para estudo de usuário
Gracirlei Maria de Carvalho Lima

Última alteração: 2017-05-02

Resumo


Proposta de uma abordagem metodológica na qual pretende-se analisar quais as ações que os bibliotecários do Setor de Referência e Informação das Bibliotecas Universitárias da Universidade Federal de Minas Gerias estão desenvolvendo para o atendimento ao usuário, bem como as abordagens teórico-metodológicas que embasam essas ações. Em teoria, o Setor de Referência e Informação é responsável pela orientação direta e pessoal ao usuário para consulta ao material, disseminação e circulação do material informacional. Uma maneira de avaliar esses serviços é coletar dados por meio de estudos de uso, de modo a determinar a qualidade, o grau de satisfação dos usuários, e avaliando a necessidade de melhorias ou mudanças. Para o desenvolvimento desse trabalho, será utilizada como metodologia a pesquisa qualitativa com objetivo exploratório e descritiva. O universo da pesquisa serão os profissionais bibliotecários do Sistema de Biblioteca que atuam no ensino superior, limitando-se a dois profissionais por unidade, e, para coleta de dados será utilizada a entrevista semiestruturada.


Texto completo: PDF