Última alteração: 2017-06-04
Resumo
A utilização das redes sociais vem crescendo no universo acadêmico, uma vez que estas têm se mostrado um eficiente meio de disseminar, compartilhar e produzir informação e conhecimento. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é conhecer os propósitos do uso do Facebook pelos alunos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A pesquisa possui abordagem quantitativa, como instrumento de coleta de dados foi utilizado o questionário on-line com 15 questões, por meio da plataforma Qualtrics, e compartilhado nos grupos dos cursos de graduação da UFMG. A amostra foi composta de 1058 pessoas. Dos 1058 respondentes, 95,7% são estudantes da UFMG, sendo que desses, 90,1% são alunos da graduação. 930 pessoas disseram possuir uma conta no Facebook, o que corresponde a uma taxa de 94,5% dos usuários. Dentre os resultados, notou-se que os alunos dos cursos de Antropologia são os que estão mais ativos nos grupo do seu respectivo curso (83,3% dos respondentes), enquanto os estudantes de Física são os que menos interagem (38,1% dos respondentes). A partir dos resultados obtidos, pode- se dizer que o Facebook é uma grande vitrine para divulgação e compartilhamento de informações dos alunos dos cursos da UFMG.