Última alteração: 2017-06-05
Resumo
O presente artigo analisa a acessibilidade arquitetônica e instrumental do Instituto Federal do Rio de Janeiro Campus Paracambi–RJ, quanto à sua biblioteca e suas respectivas dependências e entorno, com objetivo de investigar as condições de locomoção nesses espaços públicos em prol do acesso informacional de seus usuários com deficiência. A metodologia adotada foi a de estudo de caso descritivo, apoiada por pesquisa bibliográfica, com Gentil Junior (2016), que apresenta uma metodologia com nove indicadores, relativos ao entorno da biblioteca, à sua entrada, espaços internos, pisos, corredores, sanitários, balcões, mesas e estantes; documental, considerando a Lei No. 13146/2013 e, para cotejamento com a situação encontrada, os critérios estabelecidos pela norma técnica brasileira NBR 9050:2015; e de campo, que foi realizada entre janeiro e março de 2017. Os dados coletados foram tratados qualitativamente. Verificou-se que as barreiras identificadas no estudo de caso são alvo de esforços de melhoria dos espaços pela administração da instituição, com a instalação de elevadores e sinalização de vagas acessíveis no estacionamento. Concluiu-se que o método permite aos administradores da instituição estabelecer critérios de prioridades para mudanças em prol da acessibilidade.