Última alteração: 2017-06-04
Resumo
Discorre-se sobre acessibilidade e mediação no Serviço de Referência e Informação, a importância de estudo de usuários, a fim de organizar serviços que atendam ao direito à informação de todos, bem como às exigências da sociedade da informação diante dos princípios de uma inclusão social. Numa abordagem qualitativa, descreve-se o estudo realizado junto aos participantes do minicurso “O bibliotecário de referência e acessibilidade atitudinal”, no âmbito da Semana do Bibliotecário, no período de 13 a 17 de março de 2017, em parceria com órgãos de classe, universidade, agentes públicos e vários equipamentos culturais e patrimoniais do Estado do Maranhão. Evidenciou-se, a partir dos relatos dos profissionais, estudantes e estagiários, que a formação profissional do bibliotecário, postura proativa e prática reflexiva proporcionam o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para atuação efetiva na mediação e uso dos serviços ofertados de forma acessível na unidade de informação. Assim, considera-se que os aspectos de inclusão, acessibilidade e a construção de uma sociedade inclusiva, devem ser pautados na prática profissional e em sua educação permanente.
Palavras-chave: Bibliotecário. Serviço de Referência. Acessibilidade Atitudinal.