Última alteração: 2017-06-26
Resumo
Tem por objetivo estudar o comportamento informacional do discente com Necessidades Educacionais Especiais atendidos pelo Laboratório de Acessibilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Norte à luz do modelo Sense-Making. Relata a trajetória dos Estudos de Usuários da informação até os estudos sobre comportamento informacional. Aborda teoricamente o modelo de comportamento informacional de Brenda Dervin, conhecido como Sense-Making. Discorre sobre as necessidades informacionais de pessoas com necessidades educacionais especiais. Contextualiza o Laboratório de Acessibilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Utiliza como metodologia o Estudo de caso, e como instrumento de coleta de dados um questionário semiestruturado aplicado aos discentes com necessidades educacionais especiais atendidos no Laboratório de Acessibilidade no período do mês de novembro de 2016. Apresenta como resultados do estudo uma análise qualitativa e quantitativa dividida em quatro blocos temáticos: Perfil dos usuários, Necessidades de informação, Busca da informação e Uso da informação. Conclui que o modelo de comportamento informacional proposto no estudo conseguiu identificar o comportamento informacional dos discentes com necessidades educacionais de forma satisfatória.